OPCON on-line: saiba tudo o que rolou nessa web-conferência

Quando analisamos o setor de comunicação, marketing e publicidade sabemos que as tendências, novidades e mudanças que acontecem na sociedade impactam diretamente o modo como as marcas comunicam. 

Em um cenário onde as mudanças e transformações são recorrentes e acontecem em um ritmo muito acelerado, o maior desafio das empresas e profissionais da área é acompanhar a velocidade da inovação. 

Diante da pandemia e da crise gerada por ela, esse desafio foi potencializado. Agora, as agências de publicidade precisam ser criativas, ousadas e inovar sem medo, mostrando-se parceiras dos clientes em um contexto tão complexo. É hora de oferecer soluções adequadas, para sobreviver em meio à crise, mantendo-se relevante para o cliente em um setor altamente competitivo.

Além desse, as agências enfrentam uma série de outros desafios igualmente importantes: estruturas e equipes enxutas, a demanda por novos formatos de remuneração, queda das receitas derivadas de comissões, o aumento das terceirizações e a instabilidade econômica são apenas alguns deles.

Acompanhando de perto a dinâmica das agências, o time da Operand organizou e promoveu a OPCON On-line, uma conferência digital que

abordou as principais práticas de gestão e produtividade nas agências. A proposta foi compartilhar experiências e técnicas que deram certo, mostrando possíveis caminhos tanto para os gestores como também para os colaboradores.

De 24 a 27 de agosto, a programação apresentou palestras e temas de alto nível que, certamente, contribuiram para a novos insigths e geração de oportunidades, impactando no crescimento dos negócios. 

Quer saber tudo sobre o que rolou na conferência? Vem com a gente!

Para quem é a OPCON On-line?

Inicialmente, a OPCON seria presencial e tinha como público principal: CEOS, Líderes de Projetos, Gestores e Diretores da área, bem como áreas do financeiro, gestão de projetos e pessoas.

Mas, com um cenário ainda mais desafiador, entendemos que todos os profissionais da agência devem ter entendimento sobre o atual momento. Mais do que isso: eles precisam identificar a maneira mais inteligente de conduzir as atividades, para a satisfação do cliente e o sucesso de todos.

Por isso, a programação do OPCON foi desenvolvida com trilhas personalizadas para gestores de agências e colaboradores. Conteúdo pensado sob medida para atender às demandas e orientar cada um deles. 

Desse modo, todos os profissionais da agência passam a ter condições de colaborar para a estratégia de negócio, os processos de tomada de decisão e a definição de ações que impactam no crescimento da agência.

Além das palestras com alto nível de conteúdo, ofertadas nas trilhas de aprendizagem previamente criadas, a programação da OPCON on-line contou com a realização de sorteios e happy hour virtual, para estimular o networking.

Speakers e temas

Os maiores erros das agências digitais

2020 se transformou em um ano diferente de tudo o que havíamos previsto para todos os mercados. Diante de uma nova realidade, temos visto erros e acertos de profissionais e gestores que buscam a melhor alternativa: seja inovando, seja seguindo padrões já estabelecidos. 

É sobre esse movimento que Fábio Ricota falou: os principais erros e acertos das agências digitais. Afinal, nada melhor do que ter boas referências, para ajustar a estratégia de gestão da agência.

Fábio Ricotta é CEO da Agência Mestre, uma das referências em SEO e Marketing de Conteúdo no Brasil. Seu principal trabalho, portanto, é atrair tráfego para os sites de seus clientes. É com isso em mente que ele desenvolve as estratégias para empresas com Brasil Kirin, Natura, Azul e Bayer. Além disso ele é idealizador do Agência10x, um treinamento focado em gestão de agências. 

Cultura de agência em tempos de distanciamento social

É fato que o distanciamento social nos priva do contato mais próximo com as pessoas. Então, surge a dúvida: numa cultura focada em pessoas, como evitamos que a quarentena afete aquilo que mais valorizamos – as relações pessoais?

Marcelo apresentou alguns caminhos possíveis. Essa é uma questão fundamental porque o relacionamento com o cliente, os parceiros e os colaboradores e parceiros sempre esteve muito pautado pelo contato pessoal, face to face.

Formado em Administração de Empresas com foco em empreendedorismo e com passagens pelo Itaú, Syngenta, AON Holdings e Saint-Gobain do Brasil, Marcelo Coffani é empreendedor há 15 anos e Sócio-fundador da Greenz.

“Exportando criatividade”: aprendizados sobre como ter uma agência brasileira no exterior

Se lidar com tantas variáveis dentro de uma agência no Brasil é desafiador, imagina fazer isso em outro país, aprendendo a driblar várias diferenças culturais. Parece complexo, não é mesmo? Mas é possível! 

Nesta palestra, Beto Harger contou como montou a operação da sua agência no Canadá. Um bate papo sobre aprendizados e oportunidades, clima, fuso, língua e cultura.

Publicitário e gestor de negócios, com mais de 15 anos de experiência em planejamento, processos, relações interpessoais e vendas, Beto é responsável pela captação e manutenção de grandes contas, criando estratégias para clientes nacionais e internacionais. Formado em Publicidade pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Pós Graduado em Planejamento e Gestão de Negócios pela Fae Business School.

Surfando no caos: liderança para alta performance

Se antes a liderança já exercia um papel estratégico, agora, na era pós-Covid-19, ela será ainda mais essencial. Isso porque cabe ao líder manter a equipe unida, preparada e focada para vencer os desafios do mercado. 

Mas por onde ele pode começar? Qual a melhor maneira de potencializar a força e o crescimento da agência, acelerando a performance individual e do time? Maria Regina Runze nos apresentou algumas respostas.

Consultora de Comunicação, Cocriação e Liderança, ela também é Owner da WeShine Consulting e Professora na Escola Conquer de Alta Performance e Liderança. Formada em Design pela UFSC, pós graduada em Marketing, com formação complementar em comunicação, gestão, sustentabilidade, coaching e complexidade. 

De alma imaginativa e estratégica, construiu sua carreira em agências de comunicação como criativa, no universo da moda como coordenadora de marketing e, no mundo corporativo, como responsável pelas áreas de comunicação interna e sustentabilidade do Grupo Tigre. Desde 2019, dedica-se a apoiar pessoas e organizações em seus desafios de comunicação, gestão e mindset criativo para acelerar seus resultados.

Customer Experience: o que sua agência precisa saber para reter e encantar clientes e aumentar receita

Para se destacar em um mercado altamente competitivo, você precisa garantir que o seu negócio seja centrado no cliente, com acionáveis práticos e também conceituais para que você possa executar com excelência os fundamentos do Customer Experience.

Afinal, a experiência do cliente é decisiva para a fidelização e retenção, movimentos que impulsionam o crescimento do negócio. 

Eduardo Fonseca é um estrategista apaixonado por marcas, mercadólogo de formação com 15 anos de mercado, palestrante e podcaster de temas relacionados ao papel do marketing na transformação digital e Customer Experience. Além disso, também é entrevistador no ProTalks.com.br

Saindo do caos e organizando os projetos da agência para trabalho remoto – O que aprendi criando a House Agency da Mercos

É sempre bom quando podemos aprender com quem já tem experiência no assunto, não é mesmo? Nesta palestra, Caio Meira mostrou o que as agências podem aprender com as houses.

Como líder da house agency da Mercos, ele irá compartilhar como sair do caos, focar esforços no planejamento e, dessa maneira, proporcionar qualidade de vida para a equipe e mais do que isso: ganhar dinheiro.

Caio Meira tem 10 anos de experiência em marketing e foi responsável pelo Rebranding da Mercos, tendo conduzido todo o processo de mudança da marca Meus Pedidos, desde o planejamento, estratégia e condução da execução. 

A agência do futuro não será uma agência

O mercado de comunicação vem passando por uma série de mudanças intensas. Mesmo antes da pandemia, já era possível observar uma transformação no setor e no perfil dos clientes. Agora, no novo normal, marketing, tecnologia e negócios passam por uma fusão, formando uma disciplina única, complexa e fértil. 

Esse é um tema indispensável para os gestores e profissionais que desejam aprender, ousar, inovar e crescer. Até mesmo porque nada será como antes. Então, é hora de se adaptar!

Com passagem por algumas das maiores agências do país e atuação em algumas das maiores contas do mundo, Ricardo Almeida é estrategista e autor de diversos livros, como Mirando Resultados (2001), Medindo Resultados (2005), A Arte de Perceber (2015), Algoritmos & Robôs (2016) e Como Gerir Marcas na Era dos Micromomentos (2016). 

Foi jurado oficial do FIAP (Festival Ibero-Americano de Publicidade) na categoria Internet, do Prêmio Colunistas e idealizador e curador do MBA em Planejamento Estratégico e Marketing Interativo da FIT.

Atualmente é Key Accounts Director da BriviaDez, operação de estratégia, experiência e comunicação. 

Gestão Criativa é Gestão Lucrativa – A Agência PPT 

Você já avaliou a qualidade das entregas que a agência faz? E qual a rentabilidade dos jobs e campanhas? Essas são algumas das questões importantes que você precisa considerar na hora de mensurar a lucratividade da agência.

Além de fazer esse tipo de cálculo, você pode pensar em como ressignificar o lucro da agência. Hoje, como os clientes avaliam as entregas da agência? Já pensou em otimizar o fluxo de processos e a qualidade dos serviços? Você pode começar aumentando envolvimento, o engajamento e a competência do seu time e do cliente. 

Afinal, quem faz acontecer, dentro da agência, são as pessoas, usando insumos como repertório, criatividade e sensibilidade. Nesta palestra, Silvio Soledade mostrou como ser remunerado bem remunerado com uma gestão criativa.

Mentor de Negócios (PMBM Certificate) e Consultor de empresas focado em gestão de empresas de economia criativa (agências de comunicação e propaganda, eventos e produtoras de audiovisual), Ricardo Almeida também é Sócio da PlanoGestão Consultoria Empresarial desde 2012. 

Possui MBA em Gestão Empresarial pela ESPM-SP, sendo Especialista em Comunicação Social pela Anhembi-Morumbi e em Gestão Financeira pela FGV-SP. Bacharel em Administração de Empresas pelo Mackenzie e em Comunicação Social pela Anhembi-Morumbi. 

Já atuou na área financeira de empresas como: TV Bandeirantes, TV Globo, Grupo RBS (RS e SC), Canal Rural, LageMagy (Grupo Talent). É Consultor da ABRADI (Associação Brasileira dos Agentes Digitais) e do SEBRAE na área de Economia Criativa. 

Atualmente, é Vice-presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP) e Membro da ABMEN (Assoc. Brasileira dos Mentores de Negócios).

Marketing e Tecnologia: como gerar mais resultados de vendas com menos investimento

Clientes, profissionais e gestores de agências desejam resultados mais expressivos. Contudo, alcançá-los, mas nem sempre é uma tarefa simples. 

Em um cenário onde a palavra do momento é eficiência, você precisa lançar mão de diferentes estratégias para buscá-la. Uma delas consiste em usar a tecnologia de maneira inteligente. 

Assim, é possível otimizar o uso de recursos, reduzindo o desperdício de insumos e potencializando a lucratividade da agência. 

Nesta palestra, Bruna Sartori mostrou como a tecnologia pode ser sua aliada nesse desafio. Na prática, o desafio é buscar a equação perfeita, melhorando a eficácia e a assertividade da área de vendas, e, assim, entregando um ROI superior, e trazendo resultados mais positivos para a agência.

Formada em Comunicação Social, Bruna desenvolveu sua carreira em marketing digital e planejamento comercial. Há 10 anos trabalhando na área, teve passagens por grandes grupos de comunicação (Estadão, RBS e Globo) e também por startups em crescimento, como Boo-box e Exact Sales, empresa onde trabalha há 4 anos.

BI como apoio contínuo na tomada de decisão e cultura de gestão

Já imaginou como seria desenhar estratégias para os clientes com base em dados e indicadores? Ou, ainda, melhorar os processos de gestão da agência a partir da análise de informações? 

Com o BI você pode adotar essa linha de atuação. Isso porque a tecnologia entrega todos os dados que você precisa para tomar decisões com mais segurança e embasamento. 

Afinal, tão importante quanto o job e a satisfação do cliente é a gestão da agência. Por isso, nesta palestra, Daniel Queiroz, COO do Grupo Duca e Presidente da Fenapro, mostrou como o  BI pode ser uma alternativa para estreitar a prática permanente de análises e apoio na tomada de decisões.

Formado em Administração de Empresas, com 25 anos em gestão empresarial focada no mercado publicitário, Daniel tem propriedade para abordar o tema.

Como escalar uma cultura de alta performance na sua agência em tempos de Covid-19 

Como já comentamos, na realidade de uma agência, são as pessoas que fazem acontecer, transpondo obstáculos, superando dificuldades e dando vida a projetos que estavam apenas no papel. Sem a entrega delas, o trabalho da agência se torna inviável. 

Sabendo disso, Camilla Mendes, psicóloga por formação e especialista em aquisição de talentos, mostrou como a agência pode se destacar na competição pelos melhores profissionais. Afinal, qual a melhor maneira de fortalecer a agência, criando uma cultura de alta performance mesmo em tempos difíceis?

Para responder essa questão, Camilla abordou os processos de gestão que podem alavancar sua empresa.

Focada em recrutamento, desenvolvimento de pessoas e gestão de performance, ela  é líder do time de People Development da Resultados Digitais. Foi responsável por estruturar o processo de onboarding de novos colaboradores e criar o modelo de gestão de performance & desenvolvimento da RD, incluindo rituais de definição de metas, avaliação e calibração de performance, feedbacks e 1-1s.

Construindo marcas para um consumidor transformado

Em um contexto que vem sendo impactado pela transformação digital, precisamos ter em mente que o comportamento e o perfil do consumidor também passam por profundas mudanças. 

E, muitas vezes, esse movimento acontece em um curto intervalo de tempo. O consumidor do início de 2020 não é mais o mesmo. Muito possivelmente, o cliente de agora não será o mesmo no pós-pandemia. 

Então, como lidar com tantas mudanças, mantendo uma estratégia assertiva e eficaz? O que as pessoa esperam das empresas? E quais são os desafios e oportunidades para construir sua marca?

Daniel Gasparetti conduziu essa reflexão na palestra. Formado em jornalismo, já na faculdade migrou para a área de planejamento, trabalhando por 6 anos na Box1824. Saindo da Box, atuou como consultor independente em uma série de projetos de inovação e posicionamento de marca, e depois disso migrou para a publicidade. Atuou como diretor de planejamento da w3haus e depois como head de estratégia da Mutato, cargo que ocupou por 3 anos. Recentemente, voltou à Box1824, agora como diretor de estratégia.

Gestão de Projetos aplicada à inovação

Certamente, a gestão de projetos também desafia gestores e profissionais das agências. Quando baseados em uma estratégia de inovação, os projetos ganham uma complexidade ainda maior. 

Aí, surge a dúvida: como executar todas as etapas das metodologias de gerenciamento de projetos, sejam elas clássicas ou ágeis, se nem sempre existe um cronograma que permite amadurecer a iniciativa inovadora? 

Nesta palestra, Gui Rios explica como vem, ao longos dos últimos 10 anos, adaptando modelos de gestão de projetos para garantir controle, engajamento, e respostas rápidas de um time pronto para o futuro.

Gui Rios possui MBA em Gestão de Projetos pela FGV e é diretor executivo da SA365, agência do Elifegroup baseada no Brasil e Portugal. Eleita uma das PMEs que mais crescem no Brasil pelo ranking da Deloitte/Exame, em 2019, a agência é referência em inovação e estratégias de marketing com base em inteligência de dados e co-criação para clientes como Sanofi, Suvinil, Duratex, Ultragaz, Uber e Royal Canin. Ainda em 2019, a SA365 foi considerada a Agência do Ano na 6ª edição do prêmio Comunicação Meios & Publicidade em Portugal.

Como superar os desafios destes novos tempos aliando qualidade e produtividade?

A produtividade é um desafio latente para as agências. Especialmente no atual contexto, com muitos times trabalhando remotamente, para medir e manter a produtividade dos colaboradores o gestor precisa adotar boas práticas.

Para ajudá-lo, o trio de profissionais da agência Audaz irá compartilhar dicas, apontando como manter a qualidade das entregas, mesmo em tempos de extrema volatilidade do mercado. Saiba como ter uma rotina produtiva com qualidade e sem estresse.

A palestra contou com a contribuição de:

  • Jorge Duarte, formado em Psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), com Pós-graduação em gestão de pessoas, com atuações em diversos sistemas de RH. 
  • Emmanuele Escalabine Mendes Pedrosa, Head de Relações Humanas na Audaz, com formação em Psicologia pelo UNISAL, Aprimoramento em Terapia Cognitiva Comportamental e Pós em Gestão de Pessoas. Ela atua em todos os subsistemas de RH, Seleção, Treinamento, Desenvolvimento, Carreira, Cargos e Salários e etc.
  • Leandra Cristina Costa, Head de Controladoria na Audaz, com mais de 10 anos de atuação em Agência de Publicidade na área administrativa e financeira. Advogada, pós-graduada em Finanças Corporativa pela Unicamp e Direito Civil e Processo Civil pela Unimep.

Painel Gestores de Marketing

Para compreender melhor a dinâmica de relacionamento e interação entre agências e gestores de departamento de marketing, planejamos um painel especial sobre o tema.

À frente dele, como mediador, teremos Rodrigo Maciel, que fez história no mercado publicitário de Santa Catarina ao fundar uma das primeiras agências do estado em 1998. Já entregou mais de 1.400 projetos para mais de 600 clientes, somando R$15 milhões investidos em projetos web. O Rodrigo tem credencial para abordar o tema. Além disso, é especialista em inbound marketing, sendo hoje o maior produtor individual de conteúdo para agências digitais do Brasil.

Para contribuir com o debate do painel, convidamos dois gestores de departamentos de marketing que se destacam.

João Martins é Gerente de Marca e Inteligência Competitiva na Tigre, sendo responsável pelo posicionamento e uso desta marca de quase 80 anos. Antes da Tigre, João passou catorze anos no setor de bebidas, em empresas como Schincariol, Brasil Kirin e Heineken.

Micheli Zambon é Garten Shopping, um dos shoppings da Almeida Junior, responsável por mais de 70% do market share de Santa Catarina. Publicitária pela PUC do Paraná, pós graduada pela FAE em Planejamento e Gestão de Negócios e pela PUC do RS em Vendas, negociação e resultados de alta performance, acumula 20 anos de experiência na área, planejando e atendendo multinacionais no Brasil e fora, como o Grupo Tigre, Tupy, Electrolux, O Boticário, Grupo Marisol, Franke, entre outros. Durante 10 anos, esteve à frente da Mega Marketing de Experiência.

Juntos, eles compartilharam as melhores práticas, expectativas e resultados para melhorar a relação entre agência e departamento de marketing.

Painel Agência Digital Produtiva

Este painel promoveu a discussão sobre como acompanhar a produtividade e investir em metodologias e ações que incentivem um melhor aproveitamento da energia e do tempo do time. Tudo precisa ser pensado para tornar  a agência produtiva, de verdade.

A mediação fica sob o comando de Estevão Soares, consultor, professor e palestrante especializado em Estratégia Digital e fundador da agência Estrate.gica. Estevão desenvolve dois outros projetos de peso: o SMXP, voltado para profissionais de marketing, e o SMLab, um treinamento avançado e completo para quem quer desenvolver habilidades estratégicas no digital. Como consultor já atendeu grandes clientes como CVC e Jhonson & Jhonson, como professor atuou em instituições como USP e ESPM e foi também mentor de estratégias digitais para o YouTube entre 2016 e 2017. 

No painel, contamos com a participação de profissionais de destaque.

André Bernet, com mais de 10 anos de experiência em marketing e vendas, liderou projetos de transformação digital para marcas de todos os portes, incluindo Lenovo, Mormaii, e Carmen Steffens. Hoje atua como mentor de startups, é sócio da Kuak, plataforma de marketing de influência, e CEO do Clint Hub, marketplace que conecta empresas que precisam vender mais com agências e consultorias digitais. Já foi diretor de comunicação e vice-presidente da ABRADi-SC

Fillipe Luis, criador de conteúdo e head dos Publicitários Criativos, já palestrou em faculdades por todo Brasil e em grandes eventos como Adobe Day, Photoshop Conference, além de talks internacionais sobre o mundo digital.

Clauber Rosa, sócio fundador da Teken, trabalha há mais de 10 anos com inovação e marketing. É responsável por diferentes projetos de branding para marcas dos segmentos de varejo, tecnologia, saúde e indústria.

Painel Futuro da Comunicação e Mídia

Para encerrar, precisamos debater o presente e o futuro da comunicação e mídia. A mediadora e os convidados bordaram algumas questões que instigam profissionais do setor.

  • Afinal, quais os impactos sofridos por conta da pandemia? 
  • Quais mudanças as empresas estão tendo que adotar?
  • Como será o futuro pós-pandemia? 

Os convidados abordaram também a importância da comunicação como geradora de receita agora e no futuro próximo, bem como quais as estratégias ideais.

Como mediadora do painel, Luana Borges, da Phone Track. Para fazer um debate de qualidade, convidamos:

Bruno Mello, fundador e diretor-executivo do portal do Mundo do Marketing, jornalista formado pela FACHA e com MBA em Gestão de Marketing pela UFRJ, trabalhou no Jornal de Turismo, na Rádio Carioca cobrindo economia, em sites e revista sobre automobilismo e no site da TVE Brasil, hoje EBC. É professor convidado da FGV, coordenador dos cursos de MBA e Pós-Graduação de Marketing e Comunicação da FACHA e também Head de Marketing do Atos6 e E-inscrição.

André Balaban, formado em Comunicação pela Famecos-PUC/RS, publicitário, especialista em comunicação e marketing político. Criador da Lovers Creativity & Co, gaúcho, humanista e gosta de gente. 

Luciano Moura, Administrador pela Universidade Federal de Santa Maria, com MBA em Gestão de Pessoas pela FASC, MBA em Gestão Comercial pela FGV e Pós Graduação em Marketing pela ESPM. É Diretor de Mercado do Grupo NSC, responsável pelo institucional e pela operação da NSC em Joinville, Blumenau, Criciúma, Chapecó e Lages. Há mais de 15 anos lidera áreas de negócios no Grupo RBS e NSC Comunicação, tendo sido fundador do Comitê Estratégico de Mkt e Vendas da Câmara Americana de Comércio (AMCHAM). Atua como professor na Univille e no Bom Jesus Ielusc.

Warm-up: como fortalecer seu negócio? 

Para inspirar gestores e profissionais, Estêvão Soares e Rodrigo Maciel conduziram um warm-up sobre a importância do posicionamento estratégico para agências de marketing digital. Esse tem sido um dos maiores desafios dos gestores.

Na palestra, você vai aprender como identificar seus principais pontos fracos e vai ter acesso a estratégias pontuais para aplicar a curto prazo na sua agência e obter ótimos resultados.

Happy Hour com Agência de Bolso

Quem disse que evento digital não pode ter Happy Hour? Tem sim 🙂 Comandado pelo Vinícius, Sócio na Agência de Bolso e em outras duas empresas, esta será a última atração da OPCON on-line. 

Apaixonado por marketing e negócios, Vinícius fez um apanhado dos temas debatidos, realizou sorteios de brindes e incentivou o networking entre os participantes.