Tendências de marketing para 2022
Os profissionais de marketing estão em constante evolução com o mundo ao seu redor. Se ao longo de 2021 o desafio foi se recuperar de um período instável e preocupante, para o próximo ano é hora de ir além, se posicionar de maneira ainda mais estratégica e prosperar em um mundo pós-pandêmico.
Para tanto, conhecer as novas tendências de marketing pode ajudar os profissionais a criar experiências dinâmicas, repensando suas estratégias e ajustando-as para esse novo mundo.
À medida que o olhar dos profissionais se volta para o futuro, listamos algumas das novas tendências de marketing a serem exploradas em 2022.
Continue lendo o artigo e saiba quais são elas!
5 tendências de marketing para investir em 2022
À medida que a recuperação econômica ganha impulso, muitos profissionais de marketing provavelmente se verão com mais recursos para gastar. De acordo com dados de pesquisa da Hubspot, em 2022, 51% dos profissionais de marketing B2C planejam aumentar seu orçamento de marketing.
A questão é para quais ações esses recursos serão destinados? As pessoas estão ansiosas por um retorno ao velho normal ou continuarão a abraçar os hábitos que desenvolveram no ano passado? Qual mensagem terá repercussão e quais canais chegarão ao consumidor pós-pandemia?
De marketing de influenciadores a eventos virtuais, há tantos esforços nos quais as marcas podem se concentrar. A seguir, listamos algumas das iniciativas que funcionaram este ano e estão no radar dos profissionais de marketing para 2022, segundo pesquisa da Hubspot.
#1 O vídeo de formato curto será uma prioridade
O vídeo de formato curto decolou no início de 2020 e não mostra sinais de desaceleração.
Naquela época, o TikTok era o local número um para ir para conteúdo de formato curto. Hoje, Instagram Reels e YouTube Shorts também estão competindo pela atenção dos usuários.
Esta é uma boa notícia para as marcas, já que o conteúdo de tendência de vídeo de formato curto ofereceu o segundo maior ROI para os profissionais de marketing B2C em 2021, atrás do marketing de influência.
Segundo a pesquisa da Hubspot, 33% dos profissionais de marketing B2C já investem em conteúdo abreviado, enquanto um terço dos que não o fizeram o farão no primeiro tempo em 2022.
Além disso, o estudo apontou que os vídeos curtos têm potencial de contribuir para o alcance de três objetivos principais das marcas B2C:
- Aumentar o conhecimento da marca (49%);
- Anunciar produtos (44%);
- Buscar aumento da receita (43%).
Com a mídia social, você pode realizar pelo menos dois de três. A conscientização da marca sempre foi o principal benefício do uso das mídias sociais, mas as coisas evoluíram.
Hoje, com tantas plataformas oferecendo experiências de compra no aplicativo e formatos de anúncio avançados, as marcas podem atender a mais de seus objetivos de marketing.
#2 O marketing de influência ainda será um fator-chave de liderança / receita
Para a maioria dos profissionais de marketing B2C, o poder dos influenciadores é claro.
Em 2022, 61% dos profissionais de marketing B2C pesquisados no estudo planejam alavancá-lo. Na verdade, é a terceira tendência mais alta em uma escala de prioridades para o próximo ano, atrás de conteúdo de vídeo de formato curto e inbound marketing.
Isso porque, em 2021, ela oferecia às marcas B2C os melhores retornos. De acordo com o estudo da Hubspot, quando solicitados a selecionar seu principal motivador de ROI em uma lista de 27 táticas e estratégias, 11% dos profissionais de marketing B2C escolheram o marketing de influenciador.
O que pode ser diferente no futuro é o tipo de influenciador. Historicamente, as marcas têm se concentrado nos maiores e mais populares influenciadores para fazer parceria.
No entanto, alguns dados sugerem que microinfluenciadores com menos de 100 mil seguidores podem ser mais eficazes.
#3 O conteúdo de áudio ocupará o primeiro lugar
Os dados sugerem que o vídeo é o líder quando se trata de marketing de conteúdo. No entanto, o áudio está lentamente buscando seu lugar de destaque.
De acordo com a pesquisa, apenas 19,1% dos profissionais de marketing B2C usam podcasts ou outro conteúdo de áudio em seu marketing. Entre os que usam, 37,4% acham que é uma de suas tendências mais eficazes.
Mesmo que a adoção tenha sido aparentemente baixa em 2021, os dados sugerem que mais profissionais de marketing B2C devem investir em conteúdo de áudio no próximo ano.
Cerca de 43% dos profissionais de marketing B2C e B2B planejam aumentar seu investimento em podcasts em 2022, enquanto 38,4% devem mantê-lo.
Os números sugerem que, em todos os setores, as marcas reconhecem o poder do conteúdo de áudio.
#4 A responsabilidade social será mais importante
Agora, mais do que nunca, os consumidores querem e esperam que as marcas sejam mais transparentes e se posicionem nas redes sociais.
Na verdade, a pesquisa Edelman Trust Barometer 2020 revelou que muitos consumidores veem a confiança como um fator importante em suas decisões de compra.
Nos últimos dois anos, especialmente no auge da crise do COVID-19 e dos apelos por justiça social, os consumidores começaram a responsabilizar mais as marcas. Em 2022, as marcas atenderão a essa demanda.
Atualmente, apenas 1/3 dos profissionais de marketing B2C pesquisados consideram a responsabilidade social uma tendência de marketing eficaz. Apesar disso, 45% planejam aumentar seus investimentos em 2022.
#5 As marcas continuarão a aplicar estratégias de inbound marketing
Essa estratégia busca encontrar os consumidores onde eles estão. Em vez de esforços de marketing que enviem mensagens aos consumidores, o foco é atraí-los para você.
E essa é uma das tendências de marketing para o próximo ano. Na verdade, mais de 80% dos profissionais de marketing planejam manter o mesmo orçamento ou adicionar mais para essa estratégia.
Isso é feito seguindo o modelo “Atrair, Encantar, Engajar” que alavanca o marketing de conteúdo, SEO, automação de marketing, mídia social e muito mais para nutrir os consumidores em cada etapa da jornada de compra.
Tendências de marketing e os novos desafios para 2022
O relatório 2022 Global Marketing Trends Report, da Deloitte, aponta algumas das principais tendências de marketing para o próximo ano, considerando o contexto atual e os desafios das empresas e profissionais do setor.
Confira, a seguir, quais são as tendências e saiba como se preparar para 2022.
Muito além do lucro: para crescer, marcas precisam de um propósito
Entre os clientes, se destaca, cada vez mais, a vontade de se relacionar com marcas que tenham um propósito de negócio claro, indo além da maximização dos lucros. As empresas precisam repensar tudo, desde a entrega do produto até o engajamento dos funcionários e da comunidade.
Sendo assim, uma das tendências de marketing é ver marcas que se comprometem holisticamente com um propósito integrado, capaz de refletir as necessidades das partes interessadas. Assim, elas ganham vantagem competitiva.
Publicidade autenticamente inclusiva
A diversidade sempre existiu, mas agora a população consumidora quer se sentir representada e acolhida pelas marcas. Por isso, é imperativo que as marcas sejam capazes de criar campanhas autênticas com uma ampla variedade de abordagens e mensagens inclusivas.
De acordo com a Deloitte, as marcas que adotam uma abordagem voltada para a valorização da diversidade na força de trabalho, no mercado e na sociedade são aquelas que obtêm crescimento mais rápido.
Construindo um time criativo e inteligente
À medida que a velocidade das mensagens para o cliente acelera e as mudanças impactam na dinâmica da sociedade, a função do marketing se torna mais complexa.
Neste contexto, é fundamental repensar as estruturas de equipes internas e parcerias externas, avaliando a composição de habilidades e os processos do setor de marketing.
As marcas podem montar times inteligentes e trabalhar na velocidade da cultura. Isso pode variar desde a formação de equipes ágeis que reúnem profissionais criativos com cientistas de dados até o reposicionamento de influenciadores sociais.
Projetando uma experiência de dados que prioriza o ser humano
Há uma linha tênue entre útil e assustadora quando se trata de explorar os dados de clientes. Uma das tendências de marketing é buscar a construção de essas experiências dinâmicas, considerando os aspectos que devem ser avaliados para ajudar a cultivar a confiança do cliente ao longo do caminho.
Sendo assim, uma das tendências de marketing para 2022 é projetar experiências para criar valor, fazendo isso com transparência e, em última análise, capacitando o cliente a controlar sua própria jornada de dados.
Elevando a experiência híbrida
Cada vez mais, as empresas procuram investir em experiências híbridas para aumentar a personalização, inovação e a conexão. Essa é uma das tendências de marketing que requer atenção porque a proliferação de canais adiciona outra camada de complexidade ao processo.
Desse modo, o desafio é colocar as necessidades humanas no centro e inovar rapidamente com os clientes como co-criadores. Assim, as marcas podem tornar suas experiências físicas e digitais tão ágeis e flexíveis quanto os consumidores esperam.
Os eventos, por exemplo, são iniciativas que tendem a ser mantidas em formato híbrido, já que esse modelo proporciona um alcance muito maior e gera mais impacto.
Essas são algumas das tendências de marketing para 2022. Entre tantos desafios, oportunidades e novidades, é certo que os profissionais do setor têm um ano agitado pela frente.
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Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 30/11/2021
- Categoria: Setor Criativo