Como sair do operacional e se tornar CEO da sua agência?
Para muitos empreendedores sair do operacional e assumir o papel de gestor é um grande desafio, principalmente, aqueles que iniciam como “eugência”. No entanto, isso pode trazer problemas para o negócio. Segundo o Censo Agências 2023, 30,13% dos entrevistados afirmam conseguir se dedicar muito à gestão do negócio. Mas, afinal, como ser gestor e como sair do operacional?
Mesmo sendo essencial para manter o negócio ativo, aumentar os lucros e evitar dificuldades, esta não é uma tarefa fácil. Para isso, é preciso descentralizar as demandas e confiar na sua equipe. Entenda, neste artigo, como isso pode ser feito!
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Operacional x estratégico: qual a diferença?
Antes de entendermos como sair do operacional e se tornar CEO, é preciso compreender um pouco mais sobre as diferenças entre essas funções.
Trabalho operacional é tudo aquilo que abrange as atividades exercidas dentro da agência para manter a operação eficiente e fazê-la lucrar. São profissionais que desenvolvem atividades diárias e rotineiras aqueles que se dedicam ao atendimento publicitário, direção de arte e criação, designer, copywriter, analista de marketing e gestor de contas.
Já o planejamento estratégico é voltado para conduzir a empresa a novos patamares, estabelecendo a visão, missão e valores da agência. O principal objetivo, nesse caso, é fazer a empresa crescer, se desenvolver e torná-la auto gerenciável – garantindo que os processos rodem sozinhos, sem depender inteiramente da figura do gestor.
Ou seja, se sua agência está expandindo e aumentando a carteira de clientes, este é o momento de contratar novos colaboradores, delegar as tarefas e assumir um papel mais estratégico dentro da empresa. Dessa forma, você terá tempo e energia para focar no crescimento e desenvolvimento da agência, se tornando, de fato, um CEO.
Como ser gestor: o que o CEO deve evitar fazer?
Empreender significa colocar um pouco de si no negócio. Afinal, são dias trabalhando sem parar, batalhando para conseguir um espaço e um mercado cada vez mais competitivo. Contudo, é essencial assumir a liderança e entender como ser gestor.
Ao longo do processo de criação de uma empresa, é comum que você veja a agência como uma extensão de si mesmo, como se a sua própria imagem estivesse representada ali. Afinal, tudo que você sabe foi depositado ali, não é?
No entanto, é perceptível que a combinação de paixão e estratégia pode não dar certo. A resistência, em partes, é justificada pela prática de tomar as rédeas de todas as situações desde o início. Por isso, é normal não querer “largar o osso” e aceitar ajuda. Contudo, delegar é fundamental para manter a saúde do negócio!
Isso porque se o gestor assume diversas funções e evita a delegação de tarefas, ele perde tempo de qualidade que pode ser direcionado para a gestão da agência. E quanto menos tempo você se dedica ao gerenciamento, mais dificuldade terá na hora de criar estratégias.
Problemas causados pela intervenção do CEO!
Ninguém ama mais sua agência do que você, isso é um fato. No entanto, tomar a frente de todas as áreas impede de ver os negócios como um todo, e pode gerar diversos conflitos.
Por exemplo, ao lidar diretamente com as atividades comerciais, você pode acompanhar de perto o cliente, focando sua energia para fechar um negócio, vendendo a ideia de que sua agência é a melhor no que faz.
Ou em caso de uma negativa, você concentra todas as suas forças para mudar a opinião do cliente. Resultado? No fim do dia, não sobra tempo e nem energia para lidar com a gestão da agência.
Além disso, ao participar ativamente do setor comercial você deposita sua energia, paixão pelo negócio e a urgência de fechar clientes. Com tudo isso acumulado, é inevitável, uma hora você vai colapsar. Isso é péssimo, tanto para sua saúde quanto para a dos negócios.
Entre os problemas causados, podemos destacar:
- Falta de processos estabelecidos: planejamento é primordial para todos os setores, e se você como gestor não dá o exemplo, pior fica. Por exemplo, se o comercial tem processos longos e confusos, quem trabalha no setor terá dificuldades em conduzir o cliente e pode até perder o negócio.
- Divisão de tarefas ineficiente: centralizar todas as tarefas em si mesmo atrapalha os demais profissionais. Isso porque eles ficarão confusos sobre quais atividades podem exercer.
- Estagnação do desenvolvimento de habilidades: ao assumir funções operacionais, você deixa de se aprofundar nos temas relacionados à gestão, uma vez que se dedica a outras atividades na maior parte do tempo.
Lembre-se: agora que sua agência já está estruturada é hora de confiar, delegar funções e assumir o papel de gestor.
Afinal, como ser gestor?
Para garantir o crescimento do seu negócio você não precisa trabalhar nele e sim trabalhá-lo. Ou seja, é preciso desenvolver estratégias, criar oportunidades e estabelecer metas alcançáveis. Portanto, nada de apagar incêndios o dia inteiro, é preciso fazer a roda girar.
A seguir, elencamos 6 dicas de como ser gestor e deixar o operacional. Confira!
#1 Descentralize a gestão
Este é o primeiro passo para se tornar CEO e sair do operacional. Isso significa que as tarefas não devem mais ser concentradas em você.
É importante ressaltar que a boa liderança é aquela que inclui os demais, aceita ideias e divide responsabilidades.
💡Dica Se sua agência está crescendo em ritmo acelerado, invista na formação de novos líderes. Com isso, você pode delegar a administração de diferentes setores, concentrando-se apenas na ampliação e desenvolvimento da empresa. Além disso, diferentes cabeças pensam melhor juntas, já que assim todos os profissionais podem contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias. |
#2 Contrate colaboradores e delegue tarefas
Invista na contratação de novos talentos, principalmente, se sua empresa está experimentando um crescimento acelerado. Isso é importante para evitar que o trabalho acumule ou que possa implicar na perda de clientes.
Outro ponto essencial é a delegação de tarefas. Com isso, você deixa de se sobrecarregar, treina os demais colaboradores, envolve-os em suas metas e ainda os ensina sobre os processos. Assim, você estreita os laços e os engaja com a rotina da agência.
#3 Foque na criação de estratégias
O contato do CEO com as demais áreas é essencial. Quando falamos em deixar o operacional não significa abandonar o contato com os diferentes setores da agência.
É importante apenas que você não se envolva diretamente nas operações, isto é, que não coloque “a mão na massa”. Pois além de desperdiçar um tempo precioso para a gestão do negócio, você deixa a liderança de lado.
Portanto, é importante focar em receber informações dos demais departamentos e usá-las para melhorar a estratégia, identificar ‘gargalos’ e trabalhar para a prosperidade da agência.
#4 Tome decisões apoiadas em dados
Atualmente, os indicadores são os melhores amigos do gestor, afinal, são estes dados que ajudam a compreender como está a saúde do negócio.
Na prática, eles são uma ferramenta essencial, que ajudam a acompanhar os resultados, analisar o desempenho e entender se a agência está caminhando para o rumo certo.
Portanto, reserve um tempo na sua agenda para analisá-los com calma, de forma clara e visual. Os indicadores oferecem insights valiosos que orientam o processo de tomada de decisão!
#5 Crie processos
Sem processos, a agência se torna uma bagunça. Isso porque a equipe terá dificuldades em entender quais são suas funções, exigindo a intervenção frequente do CEO.
No entanto, não basta apenas criar processos é importante sempre revisá-los, para entender o que está surtindo efeito. Ao fazer isso, é possível eliminar ‘gargalos’ que atrasam as entregas e dificultam o trabalho da equipe.
#6 Use a tecnologia a seu favor
Por último, mas não menos importante, conte com o apoio da tecnologia. Com ela, as atividades manuais e burocráticas são reduzidas, e você pode se concentrar no planejamento estratégico.
Com o auxílio do Software de Gestão da Operand, é possível ter acesso a informações sobre os projetos em tempo real, entender como a equipe se dedicou e verificar a qualidade das entregas.
Além disso, a ferramenta entrega gráficos e relatórios que apresentam o tempo investido em cada projeto. Os recursos permitem gerenciar as atividades da equipe, melhorar o fluxo de trabalho e ainda verificar como anda a produtividade de cada profissional.
Ou seja, o software oferece uma solução completa para facilitar a sua rotina como gestor e entrega insights valiosos que contribuem na criação e aprimoramento de estratégias.
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Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 21/11/2023
- Categoria: Gestão