Profissional T-shaped para agências: saiba como identificar
Dentro das agências de publicidade, a composição do time, sem dúvida, é um dos fatores que definem o sucesso da empresa. Isso porque a entrega dos profissionais faz toda a diferença no desenvolvimento dos projetos e na criação dos jobs.
Além disso, a inovação, a qualidade no atendimento e o potencial de resolução de problemas também depende, essencialmente, das competências dos colaboradores. Na prática, ter uma equipe com profissionais altamente competentes é vantagem competitiva para o seu negócio.
Por essas e outras razões, você deve investir continuamente no seu time. Para ajudá-lo, apresentamos hoje, neste artigo, o perfil do profissional T-shaped para agências.
Se você ainda não conhece o conceito, está mais do que na hora. Embora tenha chegado há menos tempo no Brasil, lá fora, ainda em 2010, Tim Brown já abordava a importância deste tipo de profissional. À época, ela comentou que os profissionais em forma de T tem duas características essenciais:
- Empatia: o profissional T-shaped para agências visualiza o problema a partir de outra perspectiva. Ele é capaz colocar-se no lugar do colega ou do cliente.
- Interesse por outras áreas: ele tende a ficar muito entusiasmado com as especialidades de outras pessoas. Tanto é verdade que ele começa, de fato, a aprender mais sobre os demais setores, para que consiga colaborar efetivamente.
Na realidade da agência, um profissional no formato T possui uma especialidade, mas também é capaz de contribuir com seus colegas em demandas diferentes, melhorando a performance do time.
Ficou interessado e quer saber mais sobre esse perfil de profissional? Vem com a gente!
Você vai ler neste post
- Mercado de trabalho: do profissional I para o profissional T-Shaped
- Mas afinal, o que é um profissional T-shaped?
- Profissional T-shaped para agências: um exemplo prático
- Porque investir na contratação de profissional T-shaped para agências?
- Profissional T-shaped para agências: quais soft skills são necessárias?
- Dicas para recrutar um profissional T-Shaped
Mercado de trabalho: do profissional I para o profissional T-Shaped
Tradicionalmente, a formação acadêmica oferecida pela maioria das instituições ainda é voltada para a geração de profissionais I. Ou seja, um perfil de carreira focado em uma especialização já definida na graduação.
Contudo, o mundo mudou e o mercado de trabalho também. Cada vez mais, as empresas buscam profissionais que seja capazes de lidar com outras questões que nem sempre estão ligadas à grade curricular do curso escolhido. É por isso que precisamos formar o profissional T-shaped para agências. Dessa maneira, se torna possível agregar o perfil generalista ao especialista formado.
Mas afinal, o que é um profissional T-shaped?
Derivado do inglês T-shaped professional, o profissional do tipo T é altamente demandado por empresas de diferentes segmentos. Especialmente no cenário da transformação digital, contar com profissionais multifacetados é indispensável.
Já pensou como seria difícil ter um gestor de projetos que não entende nada de inbound marketing? É por isso que o profissional T-shaped para agências é tão valioso. Além de ser especialista, ele é capaz de se adaptar com facilidade, fazer ótimo uso das novas tecnologias e ajudar a conduzir o processo de inovação.
A letra “T” é adotada como por conta do seu formato que permite representar o conjunto de competências ideal para este perfil de profissional.
O traço vertical do “T” representa a habilidade profunda, ou seja, a especialidade do colaborador que conhece as ferramentas e técnicas para contribuir com o processo criativo.
Já o traço horizontal do “T” abrange as competências mais generalistas. representando a disposição do profissional para aprender sobre outras disciplinas e colaborar com os demais setores.
Sendo assim, o profissional T-shaped para agências possui uma base de conhecimento em nível abrangente/intermediário, mas também é especialista em uma ou duas competências.
Em outras palavras, podemos dizer que um Profissional T-shaped para agências não são especialistas, mas, sim, generalistas com uma especialidade.
Profissional T-shaped para agências: um exemplo prático
No marketing, o conceito de T-Shaped marketer foi desenvolvido com base em uma uma filosofia de contratação de profissionais elaborada há mais de 50 anos pelo de recrutamento.
Dentro das agências de publicidade e das empresas criativas, podemos observar que a demanda por profissionais que dominam diversos segmentos, mas que são especialistas em uma área é latente.
As agências precisam de profissionais focados em mídia, por exemplo, mas que saibam conduzir projetos e conduzir uma reunião de planejamento com um cliente, se for preciso.
Vamos a um exemplo mais detalhado! Um profissional em formato de T tem condições de ajudar a agência na estratégia de marketing de conteúdo de A-Z. Um profissional T conhece e entende SEO, Analytics e Anúncios Pagos, mas tem como especialidade a produção de conteúdo.
Possivelmente, é um colaborador com formação em comunicação social, que, ao longo da carreira, buscou se capacitar nas outras disciplinas também. Um profissional multidisciplinar e versátil, que consegue colaborar com outras áreas, sem deixar de ser autoridade na sua especialização.
Porque investir na contratação de profissional T-shaped para agências?
Como mencionamos na introdução do artigo, o sucesso da agência depende, essencialmente, de ter uma equipe altamente capacitada, experiente e versátil à frente dos projetos.
Neste contexto, é importante que as empresas criativas busquem contar com colaboradores com perfil profissional T-shaped para agências. Com tantas competências e habilidades multidisciplinares, os colaboradores do tipo T estimulam a inovação, resolvem problemas de forma criativa, entregam resultados consistentes, com agilidade, e ainda têm facilidade de interagir e se integrar aos demais.
Profissional T-shaped para agências: quais soft skills são necessárias?
As soft skills são tão importantes quanto a formação, o conhecimento e as habilidades técnicas dos profissionais. Isso porque, na prática, as habilidades comportamentais definem e orientam a entrega dos colaboradores.
A seguir, listamos soft skills relevantes que permanecem no radar dos recrutadores:
- Facilidade no relacionamento interpessoal;
- Boa capacidade de comunicação;
- Espírito de equipe e colaborativo;
- Autoconhecimento e inteligência emocional;
- Potencial de adaptabilidade e flexibilidade.
- Empatia.
Dentre tantas, vale um destaque especial para a última. Afinal, como vimos no início do artigo, a empatia é indispensável para profissionais T. Quer um exemplo?
Em sessões de brainstorming, se o colaborador é empático ele consegue construir ideias a partir daquelas já lançadas por outras pessoas. A empatia permite que o profissional T olhe para a ideia do colega e pense: “Bem, se eu construir algo sobre isso, aqui está a minha ideia que se baseia na sua”. Mas esse processo requer escuta ativa. Ou seja, essa é uma forma de empatia.
Dicas para recrutar um profissional T-Shaped
Até aqui, vimos como um profissional T pode fazer a diferença no dia a dia da agência, contribuindo para a melhoria de desempenho. Contudo, precisamos lembrar que quando as pessoas concluem a graduação, na maioria das vezes elas têm o perfil.
Sabendo disso, o seu desafio como gestor é procurar profissionais que tem um potencial nascente em forma de T. Para ajudá-lo nessa busca, separamos algumas dicas que podem orientá-lo na hora de recrutar! Confira:
Tenha clareza sobre o perfil do profissional T-shaped para agências
O profissional T-Shaped possui um amplo domínio de hard skills em uma área determinada. Mas, também tem conhecimentos intermediários de uma segunda área e uma base de aprendizado mais abrangente em uma terceira área.
Na hora de contratar, você precisa identificar essas hard skills. Se preferir, você pode, inclusive, colocar esse repertório amplo e diversificado no anúncio da vaga. O fato é que o candidato deve estar pronto para participar de diferentes trabalhos e projetos, contribuindo com times que vão além da sua área e base de formação.
Fique atento ao comportamento e à narrativa dos candidatos
Muito além do currículo, você precisa conhecer o comportamento do candidato. Observe, por exemplo, como ele fala sobre outras pessoas com que colabora. Se você pergunta quais projetos o candidato conduziu, e tudo o que ele fala é se refere apenas a entregas pessoais, isso é um problema.
O profissional T-shaped para agências vai contar como outras pessoas o ajudaram a construir o projeto. Busque observar na narrativa dele evidências de empatia, colaboração e interesse em trabalhar com outras pessoas.
Destaque a importância do lifelong learning
Ainda na entrevista deixe claro que um profissional T-Shaped precisa gostar de estudar e aprender continuamente. Até mesmo porque o mundo não pára de mudar. Novas tecnologias, conceitos e métodos são criados e o profissional T precisa conhecer essas novidades, para incorporá-las aos processos da agência.
Nem todos os profissionais estão dispostos a aprender por toda a vida, como sugere o conceito de lifelong learning. Portanto, identifique aqueles que topam assumir esse compromisso.
Vale destacar que a Lifelong Learning Council Queensland (LLCQ), instituição que dissemina a prática, define lifelong learning como “um aprendizado que é perseguido durante a vida: um aprendizado que é flexível, diverso e disponível em diferentes tempos e lugares. O lifelong learning cruza setores, promovendo aprendizado além da escola tradicional e ao longo da vida adulta”.
Muito além de identificar esse potencial nos candidatos, busque estimular a prática do lifelong learning para os colaboradores que já compõem o time da agência.
Viu, só? Um profissional T-shaped para agências pode contribuir (e muito!) para a performance do time. Portanto, considere investir em talentos com esse perfil.
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Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 08/09/2020
- Categoria: Gestão