Threads, Tiktok, X: qual o futuro das redes sociais?
Certamente você já se fez esta pergunta algumas vezes. Afinal, com as constantes transformações tecnológicas, essa é uma dúvida válida no trabalho dos profissionais de marketing.
Vira e mexe as mídias sociais passam por transformações, incluindo a adição de novas ferramentas e recursos para otimizar a experiência dos usuários. Inclusive o número de adeptos das redes só tem aumentado, e hoje ultrapassa a marca de 4,89 bilhões de usuários. Portanto elas são, mais do que nunca, um mecanismo essencial para as empresas. Se você quer facilitar a conexão das marcas com o cliente, a presença nas redes sociais é obrigatória.
Diante deste cenário, é essencial que os profissionais do setor criativo estejam preparados para as mudanças. Por isso, neste artigo, trouxemos as principais tendências e uma breve análise sobre qual o futuro das redes sociais.
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Futuro das redes sociais: conheça 3 redes sociais que estão em alta!
As redes sociais enfrentaram uma mudança considerável desde MSN, Orkut e MySpace. Antes voltadas apenas para conectar comunidades, hoje elas promovem uma conexão consumidor e marca, permitem a pesquisa de produtos, recomendações e até mesmo a avaliação das experiências de consumo.
Conforme o Relatório de Tendências de Consumo do HubSpot, 24% dos consumidores, com idade entre 18 e 54 anos, utilizam as mídias sociais para pesquisa, ao invés dos mecanismos de busca como o Google. Este número salta para 36% quando falamos da Geração Z.
Para auxiliar os profissionais de marketing, listamos três redes sociais que estão em alta e podem contribuir para as estratégias de marketing futuras.
Threads
O Threads é a nova rede social do grupo Meta. Criada por Mark Zuckerberg para competir diretamente com o Twitter – atual X –, a rede social já alcançou a marca de 100 milhões de usuários, desde o seu lançamento em julho.
Threads significa “tópicos” em português. O nome é utilizado devido ao modelo de interação do aplicativo, que se dá por meio de textos curtos e conversas públicas, semelhante ao Twitter.
O Threads aceita postagens com até 500 caracteres, inclusão de fotos e vídeos de até 5 minutos. A nova rede social é gratuita, possui feed em um modelo de linha do tempo, com dois tipos de contas: privadas ou públicas.
A Threads traz uma série de vantagens, como:
- Alcance de um novo público: a nova rede tem atraído atenção dos usuários, que buscam saber mais sobre ela e participar de novas comunidades.
- Integração: a Threads é ligada diretamente ao Instagram, ou seja, o conteúdo postado pode ser compartilhado em ambas as plataformas. Além disso, a Meta trabalha para integrar a rede social ao Mastodon. O compartilhamento permite o alcance de mais resultados positivos, e contribui para a estratégia omnichannel.
- Aumento da visibilidade da marca: com conteúdo versátil e acessível na nova rede, a empresa ganha projeção, melhorando o posicionamento no mercado.
TikTok
Lançado em setembro de 2016, na China, o TikTok se popularizou no Brasil apenas em 2020, e em menos de um ano reuniu mais de 100 milhões de usuários. O aplicativo é voltado ao compartilhamento de vídeos curtos, e oferece aos usuários uma série de ferramentas para a criação de conteúdos.
Atualmente, o TikTok já ultrapassa a marca de 1 bilhão de usuários ativos no mundo inteiro, e vem se tornando o queridinho da Geração Z e a grande promessa para o futuro das redes sociais. Inclusive, muitas marcas têm apostado na rede como um dos canais de marketing, para aumentar o reconhecimento do negócio.
Ao aderir à plataforma, a marca explora outros formatos de interação com o usuário, usando os conteúdos em formato de vídeo. Inclusive, 87% dos profissionais de marketing afirmam que o marketing de vídeo contribuiu para o aumento na geração de vendas, uma vez que o formato é o preferido dos usuários.
X
O X – antigo Twitter – é uma rede social gratuita voltada para postagens de texto curtas, de até 280 caracteres. Para textos mais longos é necessário pagar uma assinatura mensal. Além disso, a plataforma permite, ainda, o compartilhamento de fotos, vídeos e links.
O aplicativo não é tão novo assim. Ele foi criado em 2006 por Jack Dorsey, Noah Glass, Biz Stone e Evan Williams, e adquirido pela X Corp – empresa de Elon Musk –, em 2022.
Em função da troca de proprietários, a rede está passando por um rebranding, com o objetivo de marcar a transição para um “super app”, a desejo de Musk. A intenção é que a rede vá além do fórum de mídia social, fazendo dela um app de serviços de conteúdos, bancários, pagamentos e muito mais. Atualmente, a rede possui 225 milhões de usuários ativos.
Mas, afinal, qual o futuro das redes sociais?
As redes sociais mantêm um ritmo de crescimento exponencial, e nenhum sinal de possível declínio. Em 2022, os usuários do mundo todo gastaram, em média, 151 minutos por dia navegando nas redes sociais, segundo dados da Statista. Outra mudança está na quantidade de plataformas utilizadas, que, em abril de 2023, passou para mais de seis entre o público de 16 a 64 anos.
Além disso, segundo dados da Insider Intelligence, é previsto um crescimento de 9,3% entre 2023 e 2024, no número de usuários do TikTok, fazendo-o crescer mais do que qualquer outra plataforma.
No entanto, as transformações constantes acendem um sinal de alerta. Em um artigo publicado pelo The New York Times, Zizi Papacharissi, especialista em tecnologia e mídias sociais, declara que “as plataformas como conhecemos acabaram”. Isso porque elas se tornaram muito mais comerciais, voltadas a anúncios e postagens patrocinadas.
Tim Bajarin, colunista da Forbes, especializado em tecnologia, acredita que, no futuro, a mídia social estará voltada para o fornecimento de sites para “interesses específicos com base nas necessidades do consumidor”. Isto é, as marcas utilizam cada vez mais as redes sociais de forma nichada, para atender a um público específico.
Inclusive, para Bajarin, este deve ser o principal ponto de atenção, uma vez que a tendência entre os usuários é gastar o tempo com mídias sociais direcionadas a seus interesses. Os principais sites de mídias sociais continuarão existindo. No entanto, as marcas tendem a fazer um uso de plataformas para conteúdos específicos.
Tanto Bajarin quanto Papacharissi, acreditam que este movimento pode levar os usuários a migrarem para redes menores e mais focadas, como o Mastodon, rede social semelhante ao Twitter, dividida em comunidades.
Qual o futuro da IA nas redes sociais?
Até aqui, vimos um pequeno panorama breve de como será o futuro das redes sociais, considerando as novas plataformas e mudanças no comportamento dos usuários. Outra novidade que está ganhando espaço é a Inteligência Artificial (IA).
Segundo dados divulgados pela Analytics Vidhya, o mercado de IA para mídia social deve crescer 28,77% até 2028. A tecnologia, inclusive, continua sendo aprimorada, e oferece recursos, como criação de conteúdos visuais e textos, escuta e monitoramento de mídias, e pode ainda, colaborar para a geração de leads.
Com auxílio de ferramentas IA, o setor criativo ganha um aliado na hora de gerenciar anúncios, analisar variações de segmentação e orçamentos, classificar o público, testar e melhorar a execução dos resultados em tempo real e muito mais!
A IA auxilia, ainda, a prever a linguagem e o formato mais eficaz para o conteúdo a ser criado. Isso pode ser feito com base nas palavras-chave mais utilizadas pelos potenciais consumidores quando vão buscar um produto ou serviço.
Ou seja, a tecnologia contribui para o trabalho na hora de criar campanhas de marketing mais direcionadas, além de fornecer insights valiosos, tornando a estratégia ainda mais eficaz.
Além da IA, a Realidade Aumentada (RA), impulsionada pela criação do Metaverso, também está atraindo a atenção dos consumidores e marcas, que agora podem criar lojas virtuais, experimentar produtos e serviços sem sair de casa, no ambiente digital.
Conclusão
Conforme a transformação digital avança, as mídias sociais também passam por mudanças e inovações, que impactam o modo como nos conectamos, comunicamos e compartilhamos informações.
As previsões para o futuro das redes sociais indicam que homem e máquina terão que trabalhar em conjunto para atingir novos públicos. Para o setor criativo, o desafio da vez é gerar novas formas de se conectar de forma humanizada com o público-alvo.
E para você saber mais sobre as inovações e tendências, confira mais sobre o tema na visão de especialistas. Assista às palestras da Opcon 2023 sobre redes sociais e gestão de tráfego. Elas são 100% gratuitas: acesse e confira!
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 01/11/2023
- Categoria: Setor Criativo