Analista comercial nas agências: perfil, função e contribuições
Muitas vezes, uma agência começa com uma ou duas pessoas apaixonadas e talentosas com competências e habilidades específicas. Embora esse impulso represente o marco inicial de uma agência, é a estrutura que a gestão constrói e mantém que viabiliza o sucesso. Daí a importância de pensar em todos os setores da empresa, inclusive na área de vagas e no perfil do cargo de analista comercial.
Mesmo com a maturidade da agência, muitas vezes a própria gestão, na figura de CEOs e lideranças das agências centralizam a estratégia de prospecção. Contudo, ter uma equipe focada exclusivamente em vendas é essencial para acelerar o crescimento.
Sabendo disso, neste artigo, apresentamos o perfil, a contribuição e as responsabilidades da pessoa que atua como analista comercial na realidade das agências de publicidade.
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Por que é importante definir papéis e responsabilidades na área comercial das agências
Se você luta com as linhas tênues entre papéis e responsabilidades em sua agência, não é a única pessoa que passa por isso. Com tantos prazos a cumprir e clientes a agradar, é comum que os membros de sua equipe assumam muitas tarefas para realizar o trabalho.
Entenda por que é importante definir funções e responsabilidades do cargo de analista comercial em sua agência:
Aumenta a clareza e a eficiência: se as funções e responsabilidades estiverem claras desde o início, sua equipe saberá o que você espera deles.
Cria responsabilidade: quando os papéis são claramente definidos e sua equipe tem clareza sobre o escopo do cargo, é provável que os colaboradores se sintam mais responsáveis pelo cumprimento de seus deveres. Sem isso, algumas tarefas e atividades podem fugir do radar deles.
Comunicação aprimorada: quando não está claro quem faz o quê, a comunicação fica confusa e a falta de senso de responsabilidade pode gerar problemas, dores de cabeça e até perda de clientes. É preciso evitar a comunicação excessiva ou ineficiente.
Maior produtividade: quando as pessoas sabem exatamente no que devem trabalhar, elas podem priorizar tarefas e cumprir prazos com mais facilidade.
Visibilidade das necessidades de contratação: com as funções e responsabilidades claramente definidas na estrutura da sua agência, você terá certeza de quais recursos precisa, identificando para quais funções contratar.
Analista comercial da agência de publicidade: qual é o seu papel?
Na realidade da agência, a pessoa que atua como analista comercial ajuda a aumentar as vendas, a partir de análises competitivas e modelos de previsão que permitem a entender as oportunidades no mercado.
Quem deseja atuar como analista comercial deve ter excelentes habilidades de comunicação para interagir tanto com os prospects e clientes quanto com os colegas. Afinal, o time de vendas é responsável por acompanhar toda a jornada de customer experience, da primeira abordagem até a fidelização do cliente.
Analista de vendas é a pessoa que cria previsões de vendas e faz recomendações para otimizar as atividades de prospecção e aumentar a participação no mercado.
As responsabilidades do cargo de analista comercial incluem:
- Coletar, compilar, analisar e apresentar relatórios com dados de vendas;
- Monitorar e analisar atividades competitivas, clientes e tendências de mercado;
- Analisar o orçamento da empresa, especialmente os recursos destinados para os setores de marketing e vendas;
- Realizar pesquisas em empresas competitivas e no mercado circundante;
- Fornecer insights acionáveis para orientar as equipes de vendas e marketing;
- Estudar as tendências de compra com base no perfil dos clientes B2B;
- Usar software de gestão e previsão de vendas para determinar tendências futuras.
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Formação e skills do cargo de analista comercial da agência de publicidade
Para ter sucesso na atividade, é importante que esse profissional possua habilidades técnicas, capacidade criativa de resolução de problemas e agilidade financeira.
Embora não sejam exigidos requisitos específicos de formação para atuar na área de vendas e marketing da agência, você verá, em geral, profissionais com cursos de Publicidade e Propaganda, Marketing, Gestão Comercial.
Agora, como o papel do cargo de analista comercial também envolve coleta e gerenciamento de dados, profissionais com bacharel em estatística, pesquisa de mercado e Big Data também são requisitados para a área de vendas.
De acordo com o Indeed, o salário base médio de um analista comercial é de R$ 2.224,00. Contudo, há uma variabilidade considerável na forma como os analistas de vendas são remunerados. De acordo com a Glassdoor, o salário médio nacional para o cargo é de R$3.000, sendo que alguns profissionais chegam a ter a remuneração de R$ 7.200.
Na prática, uma pessoa que atua como analista comercial com perfil para a função:
- Possui fortes habilidades de resolução de problemas;
- Comunica-se de forma clara e eficaz;
- Presta muita atenção aos detalhes;
- Cria novas estratégias e oportunidades de vendas.
Analista comercial: habilidades profissionais requeridas
Habilidades de pesquisa
Analistas comerciais devem ter habilidades de pesquisa, que permitem localizar, extrair, organizar e avaliar dados internos e externos. Para executar essas tarefas e fornecer dados críticos para os negócios, devem se sentir confortáveis usando muitas técnicas e ferramentas.
Habilidades de análise de dados
Se seu analista de vendas avaliar efetivamente os dados de vendas, deverá ter as habilidades específicas para tanto, usando os principais métodos e técnicas de análise de dados. São habilidades desejáveis: o conhecimento de recursos de análise de texto, visualização de dados, mineração de dados e outros, que permitem descobrir informações úteis capazes de impulsionar o crescimento da agência.
Fortes habilidades de comunicação e apresentação
Além de descobrir insights valiosos, a pessoa que atua como analista comercial deve saber compartilhar tais insights com a equipe de forma clara. As melhores pessoas nessa função de analista de vendas conseguem extrair dados mais complexos e usá-los para criar uma história clara e compreensível para os demais membros da equipe.
Uma mentalidade estratégica
Ter uma boa compreensão dos pequenos detalhes e do quadro geral é igualmente fundamental. Isso porque os pormenores e minúcias do seu negócio impactam o posicionamento e o desempenho da agência no mercado. Além disso, a pessoa no cargo de analista comercial deve saber quais estratégias podem ser implementadas para impulsionar seus negócios de maneira eficaz.
Excelentes habilidades com a tecnologia
Em tempos de transformação digital na publicidade e no marketing, é importante que a pessoa que atua como analista comercial se sinta confortável usando diferentes ferramentas tecnológicas. Graças à familiaridade com o digital, esses profissionais podem aproveitar ao máximo as ferramentas para criar relatórios claros e eficazes, bem como definir novas estratégias de vendas.
Visão geral de negócios
Uma pessoa em cargo de analista comercial pode trabalhar em parceria com outra que atue como analista financeiro e, a partir de dados e insights, fornecer uma visão mais clara da demanda, receita e despesas, orientando as decisões estratégicas. Além disso, é importante que o profissional de vendas tenha uma boa perspicácia comercial que aumente o valor geral de seus insights.
Área comercial das agências: atividades e contribuições
Na área comercial da agência de publicidade e marketing, muitas tarefas são executadas, mas elas podem ser resumidas em três atividades principais:
- Construção do processo de vendas, com todas as etapas e ações predefinidas;
- Mapeamento das dores e compreensão do comportamento dos clientes;
- Desenvolvimento de uma jornada de compra que proporcione uma ótima experiência.
Como vimos até aqui, a função da área comercial não se limita a vender e fechar novos contratos. Mais do que isso, o cargo de analista comercial deve criar estratégias para garantir o melhor atendimento e serviço aos clientes.
Para tanto, ele deve trabalhar com foco em várias atividades:
- Prospecção de clientes;
- Elaboração de planos de ação de vendas;
- Construção de uma abordagem de venda, que imprima o propósito e os diferenciais da agência;
- Definição e gerenciamento das métricas de vendas;
- Relacionamento com os prospects e clientes;
- Uso inteligente dos canais de comunicação e de vendas;
- Contribuição para a construção da estratégia de retenção e fidelização dos clientes.
Na prática, a área comercial evolui à medida que a agência cresce. Na gestão, ter as pessoas certas é importante para o sucesso das vendas, mas as ferramentas também são. Descubra, neste artigo, como usar os dois recursos e trabalhar para fechar mais vendas na agência.
Jornalista por formação e Especialista em Administração da Comunicação pela Sustentare Escola de Negócios. Apaixonada por pessoas e curiosa, tem a certeza que nasceu para comunicar. Há dez anos, trabalha na área, tendo ampla experiência em comunicação corporativa, inbound marketing e gestão de redes sociais.
- Por Ariadna Straliotto em 07/04/2023
- Categoria: Gestão